Arquivo Central marca presença no XIII Encontro Catarinense de Arquivos

29/11/2017 17:15

O Arquivo Central participou nesta semana do XIII Encontro Catarinense de Arquivos (ECA). O ECA é um evento bienal que teve a sua primeira edição em 1984, com objetivo de reunir interessados na preservação e memória documental. Após um hiato de 10 anos, o encontro voltou a ser realizado no estado, sob a organização da Associação de Arquivistas do Estado de Santa Catarina (AAESC), em parceria com o Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (APESC) e apoio do Curso de Graduação em Arquivologia da UFSC.

A décima terceira edição do evento contou com palestras e oficinas ocorridas no Auditório da Reitoria e no Centro de Ciências da Educação da UFSC entre os dias 27 e 28 de novembro. A equipe do Arquivo Central prestigiou a exposição oral da diretora do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP), Ieda Pimenta Bernardes, sobre Gestão de Documentos Arquivísticos, e a oficina Avaliação de Documentos – Interfaces com a eficiência da Gestão Pública e com a Preservação da Memória, coordenada pela mesma palestrante. A equipe também participou da oficina Difusão em Arquivos: Para quê e para quem?, ministrada pela mestranda em Ciência da Informação Fernanda Frasson Martendal.

O envolvimento do Arquivo Central com o evento também se estabeleceu por meio da apresentação do trabalho Arquivometria: métricas para a gestão de documentos, de autoria da doutoranda em Ciência da Informação pelo PGCIN, Ana Paula Alves Soares; do professor Adilson Luiz Pinto; e da coordenadora do Arquivo Central, Ezmir Dippe Elias.

O Arquivo Central fez questão de marcar presença e manifestar seu apoio em favor da continuidade do evento, certo de que a participação da comunidade arquivística contribui para a consolidação e visibilidade da Arquivologia no Estado.

Tags: AAESCAvaliaçãoCurso de Graduação em ArquivologiaEncontro Catarinense de ArquivosMétricas