Serviços do Arquivo Central

Consulte a página do serviço de Classificação

Transferência e Recolhimento de Documentos

Consulte a página do serviço de Transferência e Recolhimento de Documentos

Avaliação e Eliminação de Documentos

Consulta ao Acervo

Consulte a página da Consulta ao Acervo do Arquivo Central.

Aula Expositiva

A Aula Expositiva é um serviço de assistência educativa que aproxima os estudantes das experiências e práticas arquivísticas realizadas na Universidade, de forma a contribuir para uma melhor apreensão e familiaridade com o conteúdo. Quaisquer atividades que sejam desenvolvidas no Arquivo Central podem ser objeto das aulas expositivas, ministradas preferencialmente nas dependências do Arquivo.

O professor deverá agendar com a equipe do Arquivo Central sua aula expositiva pelo Portal de Atendimento Institucional

O docente deverá preencher e assinar o Termo de Responsabilidade do docente em aulas práticas no Arquivo Central, no qual constam as regras e responsabilidades quanto às medidas de segurança do acervo documental.

Orientações Técnicas

O serviço de orientação técnica consiste na instrução aos servidores da UFSC quanto à classificação de documentos nos arquivos correntes, procedimentos para a transferência e recolhimento de documentos, entre outros temas relacionados a gestão arquivística.

Para solicitar atendimento ao Arquivo Central, devem ser seguidas as seguintes recomendações:

– Solicitação realizada por  SERVIDORES:

O servidor  deve  solicitar orientação pelo Portal de Atendimento Institucional .

Caso seja necessário orientação presencial, sugerir no campo “descrição” o (s) dia(s) da semana  e horário(s) mais indicados para o agendamento do atendimento

– Solicitação realizada  por  ALUNOS EM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO I E II

– As solicitações de atendimento realizadas por alunos em Estágio Obrigatório I e II do Curso de Arquivologia, só serão atendidas com anuência do Professor (a)  Orientador(a) dos mesmos.

Para tanto, é necessário que o  Professor (a) Orientador (a)  solicite atendimento pelo Portal de Atendimento Institucional , na opção “supervisão de estágio curricular obrigatório e não-obrigatório”.

Práticas no Arquivo Central

Práticas no Arquivo é um serviço que oferece espaço físico e acervo documental com o objetivo de oportunizar a experiência por meio de aulas práticas, as quais são ministradas por professores dos cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação do CIN/UFSC.

Para agendar, é necessário que o  Professor (a)  solicite atendimento pelo Portal de Atendimento Institucional , na opção “Aulas Práticas”

Supervisão de Estágio Curricular

A Supervisão de Estágio Curricular consiste na supervisão a alunos de graduação dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação do CIN/UFSC, que estão regularmente matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado. Os alunos serão supervisionados por arquivistas e atuarão no desenvolvimento de atividades relacionadas à gestão da informação arquivística em fase intermediária ou permanente.

ATENÇÃO

O aluno interessado em realizar estágio no Arquivo Central deverá consultar a disponibilidade de vagas para o semestre por meio do e-mail arquivocentral@contato.ufsc.br ou no Portal de Atendimento Institucional , na opção “supervisão de estágio curricular obrigatório e não-obrigatório”.

Informamos que a supervisão de estágio curricular ocorre somente quando a instituição estiver atendendo normalmente.

Visita Técnica

A visita técnica é realizada por servidor da equipe do Arquivo Central, e tem como finalidade apresentar o Arquivo Central aos interessados.

O interessado deverá agendar através do Portal de Atendimento Institucional , na opção “visita guiada ao Arquivo Central.” Caso seja usuário externo sem acesso ao Portal, solicitar pelo formulário de atendimento.