Gestão de Documentos

Tendo em vista sua competência e âmbito de atuação, a Coordenadoria do Arquivo Central (CARC), órgão diretamente responsável pela gestão do Arquivo Central na UFSC, busca estabelecer procedimentos para cada uma das funções arquivísticas que fazem parte da gestão de documentos.

Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística  (ARQUIVO NACIONAL, 2005, p. 100) a gestão de documentos é o “conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando  sua eliminação ou recolhimento.” As funções arquivísticas a serem desenvolvidas compreendem a classificação, aquisição, avaliação, produção, difusão, descrição e preservação.

Para que estes procedimentos sejam realizados com êxito, é necessário o comprometimento de todos os setores da instituição, cabendo-lhes conhecer e acatar as normativas descritas nesta página.

Soma-se ainda que a Portaria Normativa que define a Política de Gestão de Documentos na UFSC se encontra em fase final de aprovação, de modo que, quando for publicada, será o principal norteador das ações de gestão de documentos na instituição.