Confira a Programação da 5ª Semana Nacional de Arquivos

17/05/2021 11:01

Nos dias 9 a 11 de junho o Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a Semana Nacional de Arquivos, em continuidade à iniciativa inaugurada no ano de 2017 pelo Arquivo Nacional.

Programação da 5ª SNA na UFSC. Clique para ampliar

A 5ª edição do evento se alinha com o tema proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) para o Dia Internacional dos Arquivos: “Empoderando arquivos”. Segundo o ICA (Conselho Internacional de Arquivos), esse assunto levanta questões sobre como os arquivos, por meio do acesso à informação, atuam no fortalecimento da responsabilidade e da transparência governamental, visando monitorar o trabalho feito pelos governos e garantir que os cidadãos possam proteger seus direitos. Também pode ser abordado, dentro dessa temática, como o trabalho em rede, a colaboração e o apoio de outras áreas ajudam a capacitar os arquivos e seus profissionais para o alcance de suas metas e objetivos, ao mesmo tempo em que possibilitam que outros setores e o público em geral compreendam melhor o trabalho desenvolvido. Além disso, podemos discutir como desafiar a teoria e a prática arquivística atual para torná-la mais diversa e inclusiva diante de diferentes vozes e histórias.

Dentro desta proposta serão oferecidas palestras virtuais que serão transmitidas ao vivo pelo canal do youtube do Arquivo Central da UFSC.

O evento é gratuito e aberto à comunidade universitária (servidores e estudantes) e aos que se interessarem pelo tema. Serão emitidos certificados de participação mediante inscrição no endereço http://inscricoes.ufsc.br/5sna

Dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do contato arquivocentral@contato.ufsc.br

O quê? 5ª Semana Nacional de Arquivos

Quando? 9 a 11 de junho de 2021