4ª Semana Nacional de Arquivos

14/05/2020 18:29

PROGRAMAÇÃO

Nos dias 8 a 10 de junho o Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a Semana Nacional de Arquivos, em continuidade à iniciativa inaugurada no ano de 2017 pelo Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa.

A 4ª edição do evento se alinha com o tema proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) para o Dia Internacional dos Arquivos: “Empoderando a Sociedade do Conhecimento”, ou como divulgado pelo ICA, “Empowering Knowledge Societies“. A temática se conecta à Inteligência Artificial, Preservação Digital e Tecnologias Emergentes. Empoderar sociedades do conhecimento é também sobre conhecimento sustentável. Como podemos explicar e defender melhor o papel essencial desempenhado pelos arquivistas e profissionais da informação nas Sociedades do Conhecimento do século XXI? Do papel ao digital, como você está empoderando as sociedades do conhecimento com seu trabalho?

Dentro desta proposta serão oferecidas palestras virtuais que serão transmitidas ao vivo pelo canal do youtube do Arquivo Central da UFSC.

O evento é gratuito e aberto à comunidade universitária (servidores e estudantes) e aos que se interessarem pelo tema. Serão emitidos certificados de participação mediante inscrição no endereço http://inscricoes.ufsc.br/4snaparticipante

Dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do contato arquivocentral@contato.ufsc.br

O quê? 4ª Semana Nacional de Arquivos

Quando? 08 a 10 de junho de 2020

Modalidade? Palestras transmitidas ao vivo pelo canal do youtube do Arquivo Central da UFSC

Quanto? Gratuito, com inscrições no endereço http://inscricoes.ufsc.br/4snaparticipante

Confira a programação do evento!

Programação:

08/06
14h – Plataforma de difusão AtoM: caso UFCSPA
Graziella Cé

16h – Panorama dos arquivos no século XXI: do acesso à informação e transparência pública à inserção dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Luana Lobo dos Santos

18h – Arquivo de Pessoal: a institucionalização da Persona
George Fredman Santos Oliveira

09/06
14h – Humanidades Digitais no Arquivo
Silvia Cintra Borges Morais

16h – Recursos Informacionais a serviço dos arquivos em prol da sociedade
Priscila Machado Borges Sena

18h – A atuação do Colegiado Setorial de Arquivos do CPNC como exemplo de empoderamento nos níveis político, grupal e individual
Evelin Melo Mintegui

10/06
14h – As mudanças no mercado de trabalho: estudo sobre o trabalho mediador por tecnologia da informação e comunicação e os feitos da epidemia do coronavírus
Eliana Maria dos Santos Bahia Jacintho

16h – Gestão dos arquivos para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas
Ana Paula Alves Soares

18h – O que os Arquivos de Registro Civil podem nos contar sobre a Pandemia do coronavírus no Brasil?
Camila Scwhinden Lehmkuhl