Arquivo Central recebe alunos para aula expositiva de Sistemas de Organização do Conhecimento

26/04/2018 15:13

O Arquivo Central da UFSC ministrou aula expositiva para os alunos da 2ª fase do curso de graduação em Arquivologia, que cursam a disciplina Sistemas de Organização do Conhecimento.  A ação foi realizada no dia 23 de abril a pedido do professor da disciplina, Edgar Bisset Alvarez.

Os acadêmicos foram recepcionados pela coordenadora do Arquivo Central, Ezmir Dippe Elias, que explanou sobre as atividades desenvolvidas no Arquivo Central atinentes à organização do conhecimento, com foco em classificação arquivística.

Os alunos foram divididos em dois grupos e acompanharam arquivistas lotados no Arquivo Central para uma demonstração de como são realizadas as rotinas de classificação dos documentos conforme o Código de Classificação e Tabela de Temporalidade relativo às Atividades-meio da Administração Pública, elaborado pelo Conarq, e relativo às Atividades-fim das IFES, elaborado pelo SIGA .

Os alunos puderam verificar na prática como o processo de classificação envolve a análise do conjunto documental e a identificação de informações sobre o produtor e as funções primárias para as quais o conjunto foi criado. Puderam ainda vislumbrar que a classificação compreende que se conheça a estrutura e histórico do órgão produtor e o contexto de criação, de maneira que se caracteriza, por excelência, como um processo de organização do conhecimento. Depois da apreensão destes elementos, demonstrou-se como o Arquivista consulta o código de classificação, diretamente ou por meio de índice, para agregar o conjunto documental a uma classe, a qual posteriormente pode ser refletida na organização física do acervo. Além disso, foi possível transmitir aos alunos que a classificação não só torna possível a recuperação do conjunto documental como também fornece uma base que possibilita outras intervenções arquivísticas, como a descrição e a avaliação.

As aulas expositivas são serviços de assistência educativa oferecidos pelo Arquivo Central. Os professores interessados em integrar esses serviços às suas disciplinas devem agendar com a equipe do Arquivo Central pelo e-mail arquivocentral@contato.ufsc.br.