Arquivo Central realiza minicurso de Gestão de Documentos

18/10/2019 14:06

No dia 17 de outubro o Arquivo Central realizou o minicurso Gestão de Documentos, ministrado para servidores do Campus Blumenau – UFSC, totalizando 7 participantes de diversos setores como: Direção Administrativa, Secretaria dos Colegiados dos Cursos de Graduação, Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Núcleo de Assistência Estudantil, Secretaria dos Programas de Pós-Graduação, Núcleo Pedagógico e Secretaria Acadêmica. O minicurso foi ministrado por Ezmir Dippe Elias, Ana Paula Alves Soares, Bianca Ferreira Hernandez e Luana Lobo dos Santos, iniciando com a apresentação do Arquivo Central, sua missão, visão, valores, atribuições e acervo. Em seguida, foram abordados conceitos gerais sobre arquivos, documentos e gestão de documentos, produção, utilização e tramitação de documentos, incluindo as inciativas na UFSC no que tange aos documentos digitais, por exemplo, o Grupo Gestor dos Sistemas de Gestão de Processos Administrativos, a Portaria Normativa nº276/20019/GR (institui e disciplina o uso de certificação digital na UFSC) e o Assina UFSC (Sistema de Certificação Digital para assinatura digital de documentos PDF compatível com ICP-Brasil e ICP-Edu). Tratou-se também da classificação e avaliação de documentos, com a apresentação dos instrumentos normativos (Código de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos de Arquivo Relativo às Atividades-Meio da Administração Pública aprovado pelo CONARQ, o Código de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos de Arquivo Relativo às Atividades-Fim das IFES aprovado pelo SIGA/MEC). Além disso, os participantes foram instruídos quanto aos procedimentos que devem ser adotados quando na transferência e recolhimento de documentos (Termo de Transferência/Recolhimento de Documentos), bem como aqueles que envolvem a eliminação de documentos (Listagem de Eliminação de Documentos, Edital de Ciência de Eliminação de Documentos e Termo de Eliminação de Documentos). Por fim, os servidores participaram de uma visita guiada nas dependências do Arquivo Central.

Os servidores interessados em agendar minicurso e/ou visita técnica ao Arquivo Central devem entrar em contato por meio do e-mail arquivocentral@contato.ufsc.br, informando a data, horário e local de preferência.

Tags: Gestão de DocumentosMinicurso