3ª SNA discute inovação em arquivos digitais e criatividade em arquivos

06/06/2019 11:38

A Coordenadoria do Arquivo Central realizou nos dias 4 e 5 de junho a 3ª Semana Nacional de Arquivos na UFSC. O evento de cunho acadêmico e cultural contou com palestras a fim de aproximar os arquivos da sociedade e divulgar o trabalho do patrimônio documental do país.

A 3ª edição da Semana esteve alinhada com o tema proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA) para o Dia Internacional dos Arquivos: Desenhando Arquivos. O tema visou demonstrar que a projeção dos arquivos nos mais variados setores explora o uso da empatia, da inovação, da experimentação, da criação de modelos de sistemas, estruturas, programas e serviços.

Dentro desta proposta foram oferecidas 4 palestras sobre os tópicos Inovação em Arquivos Digitais e Criatividade em Arquivos.

No dia 04 de junho palestraram os servidores Fernando Lauro Pereira (Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre), que analisou a “Assinatura Digital de arquivamento em conformidade com o DOC-ICP-15 da ICP-Brasil”; e André Pavanati (Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre), que abordou o assunto “Gestão da Segurança da Informação do Acervo Acadêmico: um estudo à luz das legislações e regulações”.

No dia 05 de junho palestraram as professoras Marli Dias de Souza Pinto (CIN/CED), que trouxe a discussão “Criatividade em arquivos: no centro da discussão o usuário”; e Eliana Maria dos Santos Bahia Jacintho (CIN/CED), com a fala “Habilidade que o mercado de trabalho necessita do profissional Arquivista”.

Ao todo foram beneficiados 96 ouvintes entre alunos, servidores, profissionais da área e convidados externos. Os organizadores do evento cumprimentam os palestrantes pela disponibilidade em contribuir para a realização das atividades e a todos que puderam participar desta edição. Os certificados para os inscritos no evento estarão disponíveis em breve na página http://certificados.ufsc.br/.

Tags: Semana Nacional de Arquivos